SHOTOKAN

SHOTOKAN
KARATÊ-DO SHOTOKAN

sábado, 19 de fevereiro de 2011

O Karatê-Do e as Crianças

    No mundo de hoje, valores como disciplina, respeito e companheirismo são muitas vezes deixados de lado. Pai e mãe freqüentemente trabalham e, às vezes, não têm condições de ajudar a construir estes valores na criança por não estarem sempre em contato com os filhos que, normalmente, passam seus dias em frente de uma televisão ou em contato com companhias inadequadas. Além disso, as escolas geralmente priorizam o aspecto intelectual, dando menos ênfase aos fundamentos da educação moral cujos ensinamentos estão voltados para o comportamento disciplinar e social.
    A prática do Karate-Do sob a orientação de instrutores qualificados trará benefícios inestimáveis para a criança, pois se ela for bem orientada e motivada, será um grande passo para se evitar o aparecimento de certos vícios, como por exemplo o uso de drogas.
    Nesse sentido, podemos dizer que a prática correta do Karate-Do auxilia enormemente na educação, formação e desenvolvimento da criança. Ela aprende a respeitar, prestar atenção e a se relacionar com os outros. Com relação ao aspecto físico, ela estará sempre se exercitando, o que proporcionará um melhor desenvolvimento corporal, contribuindo para uma vida saudável em todos os aspectos.

OSS!!!

 Hierarquias no Dojo

Kohai - É um título relativo. Que se aplica geralmente aos alunos com grau kyu utilizando-o em terceira pessoa, (exemplo: Os kohais de faixa Roxa estão realizando katas), pois se consideraria descortês utilizá-lo para dirigir-se a alguém diretamente.

Sempai - Em sua versão relativa este título é aplicável ao grau mais alto de entre os graus kyu. Em sua versão absoluta se refere especificamente aos graus Shodan e Nidan, ainda que há que considerar que em sistemas onde os títulos não são automáticos se não outorgados, um sandan ou yondan pode  ser denominado sempai em tanto não se outorga especificamente o titulo de SENSEI.
Sensei - Literalmente significa PROFESSOR e na maioria das organizações se utiliza automaticamente para os 3er e 4to Dan. Em algumas organizações é um titulo outorgado e não automático. No entanto não há que esquecer que "SENSEI" é um termo geral aplicável em Japonês A TODO PROFESSOR ou especialista (Um médico ou um engenheiro seria chamado também Sensei). Por tanto, um shodan ou um nidan podem ser tratados por SENSEI por seus alunos se são o instrutores de um dojo, ainda que fora de seu dojo num treino geral, receberiam o trato de SEMPAI.
Shihan - Significa "Experiente ou Adiantado". Aplica-se aos 5° e 6° Dan, de maneira automática, ainda que em algumas organizações só se utiliza este titulo para nomear aos branch chiefs, portanto neste caso, um 5° ou 6° Dan se lhes denomina SHIHAN-DAI.

Hanshi - Significa "Amoo" e se refere aos 7° e 8° Dan, ainda que na maioria dos casos é um titulo automático se não outorgado.

Kansho - Significa "Diretor". É o título que levou por exemplo o sensei Nakayama depois do falecimento do sensei Funakoshi.

Sosai- Significa "Presidente Fundador" e foi dado aos formadores das grandes associações de karate em Japão

domingo, 13 de fevereiro de 2011

O Shotokan-Ryu
Em resposta a enquete realizada por este Blog, onde a maioria dos visitantes votou que o estilo mais praticado no mundo era o SHOTOKAN, então vamos falar deste que é um dos mais populares estilos de karate-do praticados no mundo.

O Estilo Shotokan foi fundado pelo mais conhecido dos mestre de karate, que por sua vez é considerado o pai do karate moderno: Gichin Funakoshi. O estilo Shotokan-ryu recebeu tal nome pelo fato de o primeiro dojo do mestre Funakoshi ter sido batizado em homenagem ao próprio mestre que assinava suas escrituras com o pseudônimo Shoto. O nome do dojo o Shoto-Kan (“Escola de Funakoshi”) e foi destruído por consequencia da guerra. No estilo é considerado fatores como o estado de espírito e a concentração, pois não vale de nada a técnica se não se controla a mente. Com o treino tais atribuições expandem-se. O estilo é constituído por 26 Katas e um vasto repertório de técnicas de defesa e ataque à todas as partes do corpo humano (inclusive aos pontos vitais).
Shotokan (松涛館) é uma escola de karatê criada por Gichin Funakoshi (1868-1957). Inicialmente o Mestre Funakoshi não acreditava em criação de estilos e sim que todo karatê deveria ser um só, mesmo com as diferenças naturais de ensino que variam de professor para professor. Shoto era como Funakoshi assinava seus poemas, significa pinheiros ondulando ao vento e kan significa edificação ou salão.
O original Shotokan Dojo
Os alunos de Funakoshi construíram um dojo (道場, lugar do Caminho) em sua homenagem e o chamaram de Shotokan (Edifício de Shoto). Acredita-se que a origem do nome do estilo seja essa. O Shotokan foi destruído durante um bombardeio na II Guerra Mundial.
O estilo Shotokan caracteriza-se por bases fortes e golpes no corpo inteiro. Os giros sobre o calcanhar em posição baixa dão fluidez ao deslocamento e todo movimento começa com uma defesa. Este é um estilo em que as posições têm o centro de gravidade muito baixo, e em que a técnica de um "simples" soco direto pode nunca ser dominada, somente ocorrendo com anos de treino, mas quando a técnica é dominada o seu poder é incrível e quase sobre-humano. No karatê shotokan são levados a sério fatos como a concentração e o estado de espírito, pois sem concentração e um estado de espirito leve a técnica de pouco serve, devendo estes dois atributos expandirem-se com a pratica e a determinação. As principais bases do estilo Shotokan são: HEIKO-DACHI, KIBA-DACHI, KOKUTSU-DACHI, MUSUBI-DACHI, NEKOASHI-DACHI, SANCHI-DACHI, SHIKO-DACHI, E ZENKUTSU-DACHI. Sendo que as bases fundamentais, presentes na maioria dos katas são: Zenkutsu-dachi, Kokutso-dachi e Kiba-dachi.