SHOTOKAN

SHOTOKAN
KARATÊ-DO SHOTOKAN

terça-feira, 22 de março de 2011

Karatê do GRB é Campeão 
Paulista de Karatê Shotokan JKA
Mais uma vez a equipe do G.R.Barueri, sagrou-se CAMPEÃO PAULISTA DE KARATÊ SHOTOKAN JKA, mérito de todos os atletas e da comissão técnica composta por profissionais de excelente nível (Profº Ruy Koike e Edson Domingos – Téc. Karatê, Gilvan–Prep. Físico e Carla- Psicóloga), que desde o inicio do ano vem trabalhando firme com nossos atletas para que tivessemos êxito nesta competição. Vale ressaltar também a excelente organização da equipe de apoio (fiscais e mesários) do GRB, que com muito trabalho elevaram o prestigio da competição.
Dos 235 inscritos, 18 eram atletas do GRB. Ao todo, Barueri conquistou 20 medalhas, sendo dez de ouro, duas de prata, oito de bronze. Para o professor de karatê do GRB, Edson Domingos, esse foi um excelente resultado.
Segundo Ruy Koyke, gerente da modalidade de karatê do GRB, o objetivo principal da participação dos nossos atletas no campeonato foi classificar a equipe principal (adulto) da modalidade kata equipe para o Campeonato Brasileiro, que ocorrerá em maio deste ano.


Equipe GRB Karatê - Campeã Paulista JKA

 Atletas Kumite Adulto

Podium Kumite Equipe Adulto

Podium Kata Equipe Adulto

Podium dos atletas da categoria Infantil

                                                     
Podium das atletas da categoria Infantil

 Perfilados para o Hino Nacional



Mesa de Honra (dir p/ esq) :
 Mônica-Secr. JKA, Marc -Ex-Pres.JKA, Roberto Camargo-Dir Setorial GRB, Mestre Yasuyuki Sasaki - Pres. JKA Brasil e Gerson-Téc. Sel. Brasileira  JKA
Equipe de Apoio GRB

sexta-feira, 4 de março de 2011

Alongar ou não, eis a questão
Pesquisa americana mostra que exercícios preparatórios não evitariam lesões em pessoas que praticam corrida
Fazer alongamento antes de iniciar uma corrida não evita a ocorrência de lesões musculares. Pelo menos é o que diz uma pesquisa da Universidade de Washington, nos EUA, que analisou os efeitos da corrida tanto em pessoas que não se alongam quanto em outras, que fazem os exercícios.

O estudo contou com três mil voluntários, que corriam menos de 16km por semana. Durante três meses, metade deles se alongava por até cinco minutos antes da atividade física. O restante correu sem se alongar. Nos dois grupos, a proporção de atletas que sofreu lesões foi parecida: 16% do total.

O ortopedista especializado em trauma do esporte Luis Fernando Funchal pondera: embora a pesquisa mostre que, para lesões de corrida, o alongamento não tenha influência, aquecer-se pode trazer outros benefícios.

Segundo ele, mesmo que não evite lesões, o alongamento antes de qualquer exercício físico deve ser mantido, pois trabalha outros aspectos que promovem a segurança do atleta. “Quem não gosta de fazer alongamento, vai ‘endurecendo’ e tende a sobrecarregar a junção do tendão com o osso de forma desnecessária. Quanto mais se alonga, mais elástica e flexível a pessoa se torna. Assim, a carga do exercício é melhor distribuída pelo corpo, se tornando menos prejudicial”.

Ainda segundo Funchal, a ocorrência de lesões na corrida não depende só de a pessoa se alongar ou não. “Outros fatores, como tipo de terreno onde se pratica a atividade, calçado e vestimenta inadequados, além das condições do ambiente e excesso de peso são fatores que também podem influenciar”, enumera o médico.

Outros benefícios

Toda atividades física tem 4 etapas — aquecimento, exercício, desaceleração e relaxamento. Alongamento é o início e o final, pois:

- Prepara a musculatura para a atividade física.
- Aumenta a concentração para o exercício.
- Dá maior conforto, pois evita a sobrecarga muscular, permitindo que o atleta faça menos força.
- Diminui a tensão entre tendões e estrutura óssea.
- Ajuda a relaxar a musculatura após a realização da atividade.

Fonte: [Boletim CONFEF] - Nº 64 - Março de 2011‏